quinta-feira, 5 de julho de 2007

Você... sozinho... no escuro....

Um amigo meu (apelidado de “Superman”) volta e meia tinha alguns jogos muito bacanas. Uma vez ele me contou de um jogo que se passava numa casa mal-assombrada... Você entrava na casa e tinha de descobrir qual era o mistério que a cercava... porque existiam monstros lá? E o que aconteceu com os antigos donos? Essas questão intigavam minha curiosidade... Instalei o jogo e fui lá conferir...

Alone in the Dark foi lançado no Brasil pela Infogrames. O jogo tinha uma parada muito bem sacada: Logo no início, você tinha que escolher jogar com o Detetive (Edward) ou com a escritora e membro da família (Emily). Após a escolha uma sequência “cinematográfica” se inicia e o jogo começa! Alone in the Dark foi muito revolucionário por ser um dos primeiros games populares a utilizar técnicas de movimentação 3D. A movimentação era realizada em cenários (cômodos como quarto, sala e corredores) com uma câmera fixa (idênticos ao primeiro Resident Evil, lançado anos depois para o PlayStation 1). O jogo era executado a 640x480 pixels. Os "fundos" (backgrounds) era estáticos e também utilizavam pixels. A arte do jogo era muito bôa, se comparada a concorrência.

Alone in the Dark também tinha muitos “puzzles” (enigmas em inglês) que exigiam do jogador certa astúcia para solucionar um problema ou resolver uma charada. Duas que eu me recordo muito bem são na parte da biblioteca: Nela existem vários livros que você pode pegar e lêr. Sendo que um deles, se você abrir você morre! Outra: No corredor que dá acesso a biblioteca tem um quadro de um Índio. Se você não colocasse o carpete na cara do Índio antes de atravessar o corredor, ele te matava lançando flexas do quadro. Pura genuidade! A construção dos “objetos” (monstros, os nossos heróis, vasos e espadas) era feita utilizando vários sólidos geométricos e “somando-os” até se tornarem uma figura completa. (Exemplo: A estátua que guardáva a escada no salão principal. Ela nada mais era que dois retângulos, dois hexágonos e vários outros pequenos sólidos juntos. Depois eram animados em tempo real.

Alone in the Dark era muito bacana. Tinha som que podia utilizar desde a AdLib, TANDY até o PC Speaker! (Lembram dela? As placas TANDY eram comercializadas com os Computadores da marca TANDY apenas nos USA. Mas muitas pessoas na época importaram esses computadores para o Brasil). Era uma placa maluca proprietária. Essa idéia viria a ser copiada pela IBM anos depois com um Computadorzinho furreca... o Aptiva. Muito bem desenvolvido, Alone in the Dark cultivou a cabeça de gerações até ser re-encarnado numa forma mais “atual”. Batizado de “the New Nightmare” foi desenvolvido pela francesa Darkworks e lançado em 2000. Veio a ser um fracasso total de vendas. O jogo era uma droga mesmo. Eu tive e não joguei nem 40 minutos. A qualidade era péssima se comparado a concorrência (CODE: Verônica) já existia e era infinitamente superior. Nunca se soube na verdade o que aconteceu com o projeto. Alguns dizem que a Darkworks ignorou completamente seus concorrentes e partiu para uma direção única. Deu no que deu. Agora a Infogrames vai relançá-lo mais uma vez para os Videogames desta geração (XBOX360 e PS3). Pelos traillers que estão disponíveis na Web, para ser bem promissor... Mas infelizmente o novo "Alone in the Dark" não será mais na famosa mansão... Ele será ambientado no Central Park em Nova York.

Adeus, Mansão Derceto... Você viverá para sempre na nossa memória. Muito da nossa cultura de jogadores (Resident Evil, Blood, 7th Guest, Phantasmagoria) foram possíveis graças a sua existência. Talvez um dia... Tenhamos a possíbilidade de visitá-la outra vez. Por hora, até breve....

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o blog Julio! Abraços!

Flavio Xavier

Anônimo disse...

REALMENTE MTO BOM, EU RECEBI UM SCRAP SOBRE ELE E EH MTO LEGAL...

Anônimo disse...

olha recebi um scrap sobre esse blog e adorei agora ta nus meus favoritos
eu odeio fazer isso mas porfavor faça um post sobre daikatana por favor

Anônimo disse...

Olha, Daikatana será muito difícil porque muito pouco foi dito sobre ele. A EIDOS mal lançou ele por aqui. Mas tentarei recolher o máximo de material possível. Abraços !