segunda-feira, 23 de julho de 2007

Shockwave Assault e o advento do FMV.

Naquela época (1995) devido a abundância de software para o Windows 95, era muito comum as pessoas "darem" software pra você. "Eu joguei esse joguinho e achei uma m****. Você quer?" E foi assim que uma caixa muito bem feita, da Eletronica Arts veio para em minhas mãos.

Shockwave Assault foi um jogo… que ninguém jogou. Não é de se admirar. O jogo era ruim mesmo. Mas isso não impediu ele de ser lançado em mil plataformas diferentes (PC, Sega Saturn, AMIGA.. e por aí vai). A terra está sendo invadida por ETs e você precisa defender a terra contra eles (bem original...). A razão pela qual eu ter resolvido colocá-lo aqui foi simples: Shockwave Assault foi o primeiro dos jogos a utilizar o DirectX3. Ele permitia você escolher entre qual resolução você gostaria de jogar e em quantos bits de cor utilizar. O DirextX dáva seus primeiros passos em direção ao estrelato. Estrelato esse que demoraria a vir. Mas... o que sería o DirectX (naquela época) e porque ele era tão importante para o futuro?

DirectX vem da junção de duas desinências em inglês: (Direto ao ponto X). Neste caso o DirectX se encarregava de “acelerar” o processo de acesso dos dados a memória sem “engasgar” o processador. Ele faria as tarefas computacionais de renderização, “buffering”, cálculos e tudo mais e entregaria diretamente a memória. No início o DirectX passou por sérios problemas de compatibilidade com várias placas de vídeo (e áudio). O mais notável deles foi a incompatibilidade com placas VESA (muito comuns na época do lançamento do Windows 95) e das placas de Áudio AdLib. Muitas pessoas foram obrigadas a trocar de placas de vídeo. No Brasil uma marca muito famosa era a Trident. Utilizando a novíssima tecnologia PCI, ela trabalhava bem o DirectX.

O game Shockwave Assault também caprichava no FMV (Full Motion Video). Tecnologia que permitia assistir videos de alta qualidade em Tela Cheia (Full Screen). Os vídeos eram excelentes, com qualidade realmente excepcional. Bons atores e montagens bem feitas garantiram a Shockwave Assault, uma vaga neste Blog além de ficar memória (de quem o jogou).


A revolução do FMV surgiu em 1993 quando o formato de Video for Windows (.AVI) foi lançado pela Microsoft como parte do Media Player do Windows 3.11 (futuramente viria a ser melhorado e se tornar uma plataforma independente no Windows 95 e, posteriormente no WindowsXP). As empresas começaram a “marketear” pesadamente neste tipo de mídia. No mundo dos Vídeos games, a SEGA se destacou bastante por introduzir o FMW no Add-on do Mega Drive, SEGA CD. Night Trap, TomCat Alley e Sewer Shark foram grandes sucessos do console que utilizavam tal tecnologia. O AMIGA e o Jaguar também utilizaram o FMV em seus Games.

A tecnologia do Full Motion Video veio tão rápido quanto se foi. Se você puxar pela memória, vai se recordar que ela praticamente desapareceu da história, apenas 2 anos após sua criação e adoção na indústria. Vamos dar aqui o nosso adeus a todos esses personagens que compuseram nossa experiência "gamística" dos anos 90.

Dana Plato, obrigado por tudo.

Dana Plato falesceu vítima de overdose. Ela era a principal personagem de Night Trap.

Um comentário:

Anônimo disse...

Erzähl doch bitte noch ein bisschen ausführlicher.
Ich würde gerne mehr darüber wissen.
my site: www.dampfer-katalog.de