domingo, 24 de junho de 2007

os Adventure Games invadem o Computador...

Na Segunda-feira tive aula na parte da manhã. (Não se esqueçam que estou narrando os fatos apartir de 1994). Eu utilizava aqueles aprendizados de COBOL... Pascal... DBASE III Plus (nossa, esse é das antigas mesmo...) e Clipper 5 para quando chegasse em casa, praticar a construção de programas. Programar sempre me fascinou (embora eu sempre tenha sido péssimo em Matemática). Quando cheguei em casa fui dormir e acordei por volta das 04:00 da tarde. Lembrei que eu tinha que jogar fora o lixo das caixas de peças do Computador que não tinha mais utilidade. Pegando as caixas senti que uma em particular estáva pesada... Ao verificar descobri que existia um CD-ROM que escapou do massacre que eu havia feito na noite anterior que saí abrindo tudo feito louco.

Um nome engraçado... Full Throttle. Na capa tinha em cara numa Moto. Eu nunca gostei de jogos de esportes portanto coloquei ele na mesa e joguei o lixo fora. Retornei e examinei a caixa... Na parte de trás estavam algumas cenas do Jogo... Era diferente... Não tinha “corrida” embora tivesse veículos ilustrados. Fala da história de uma gangue... coisa muito doida. (Pra quem já tinha jogado DOOM até parece que isso era loucura...). Resolvi instalá-lo. O jogo havia sido desenvolvido pela LucasArts. Eu não me recordava que George Lucas também estava investindo em Jogos para Computador, mas... Após uma configurada no iMUSE Sound System (Lembram dele? Era o utilitário de configuração dos Jogos que foram lançados nos anos 90. Não lembro bem se era proprietário da LucasArts, mas ele era muito bom). Como sempre minha Sound Blater 16 era achada e reconhecida. Após confirmar tudo o jogo começou.

Depois de jogar por mais ou menos uma hora eu “salvei” meu progresso no jogo e saí dele. Fui para a sacada de minha casa e fiquei pensando um quanto diferente aquele jogo era... Tinha um enredo. (Lembram dele? O motoqueiro se chamava Ben. Ele era líder dos PoleCats. A gangue dele é chamada para fazer um trabalho sujo por um cara chamado RipBurger que é sócio do presidente da Corley Motors, Sr. Corley. RipBurger pretende assasinar Corley para assumir o controle da Corley Motors. Para concretizar seus planos ele propõe a Ben que a gangue dele se livre de Corley. Como Ben não aceita, os seguranças de RipBurger botam Ben inconsciente e o aprisionam numa lixeira de um bar onde eles se encontraram. O Jogo começa exatamente no ponto que você tenta deixar a sua prisão imunda. Após escapar você descobre que sabotaram sua Moto para você não fugir, durante um acidente que você sofre. Você é resgatado por Maurien e sua amiga, uma fotógrafa. Maurien reconstrói sua Moto mas já é tarde. Você encontra Corley morto ao solo e ele lhe confessa que RipBurger não poderá ser o dono da Corley Motors porque existe um herdeiro vivo. RipBurger sabe quem é e vai atrás do herdeiro. Corley teve um filho fora do casamento. É Maurien! Ela é a herdeira da fortuna. RipBurger tenta assasiná-la mas ela foge. Não contarei mais para não estragar a trama que se desenvolve muito mais!). Full Throttle foi um dos games que utilizava um gerenciador de memória chamado DOS4/GW (Lembram dele? Esse gerenciador permiti a qualquer programa em modo MS-DOS a utilizar a memória RAM, ao invés da limitação imposta pelo MS-DOS que era de 640 KB da memória convencional.

O Jogo me fez pensar em o quanto diferente se pode ser um produto (Games). Totalmente diferente de DOOM e tantos outros no mercado, Full Throttle era diferente... Ele oferecia "opções" durante o jogo que podia modificar o rumo do Game... da história... do enredo. E neste caso o “diferente” era bom. Muito bom. Sem saber, esse foi meu primeiro contato com um tipo de game que já existia muito antes deu nascer. Um gênero de game que viria a ser um dos mais adorados do mundo... "Adventure Games".

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah, bons e velhos Adventures. =]

Só faltou falar de DarkSeed. O game é curtíssimo, mas é um dos melhores games de terror que já joguei, e influencia games atuais até hoje.(Alan Wake)

Anônimo disse...

Darkseed foi bacana mas muito pouca gente conheceu...

Anônimo disse...

o nome do cara era RIPBurger... consertaê, valeu? ah, muito foda teu blog, continua assim, hehe

Anônimo disse...

aee!
Ful throttle eh mto loko!
Aproveitar pra elogiar o blog, mto legal!
Época boa do pc!
Nostaulogia total!
Flwz!

Anônimo disse...

cascão... muito bom relembrar esses tempos.

Show de bola.

Abraços
Bruno Jesus.

Anônimo disse...

EH MEIO NOVINHO MAS O MELHOR EH O BROKEN SWORD, OTIMAS LEMBRANÇAS !