quinta-feira, 21 de junho de 2007

ID SOFTWARE e a revolução dos anos 90.

(Todo o conteúdo deste post foi baseado nos fatos relatados pelo livro “Masters of Doom”. Publicado pela Radom House nos EUA. É a fonte mais confiável de toda a história da ID SOFTWARE e dos jogos por ela criados. Ainda existem a venda pelo Amazon.com até hoje).

A ID SOFTWARE começou a trabalhar em DOOM imediatamente após o sucesso de Wolfeinstein 3D. Em 1992, DOOM começou a ser desenvolvido por John Carmack (dono da ID SOFTWARE e principal programador). Gênio na matemática, Carmack não aceitáva os dogmas da religião e sempre foi atraído para o fantástico universo 3D. Seu desejo era que o mundo dos Games fosse o mais realista possível. Visão essa que culminou com o lançamento de DOOM3 em 2005. (Essa foto do grupo é de 1992. Da esquerda: Carmack, Cloud, Adrian, Romero, Tom e um amigo deles próximo a porta).

Carmack praticamente trabalhava no código da programática dos gráficos sozinho enquanto os designers criavam as fases. O mundo estranho e caótico de DOOM tinha muito da influência de deus criadores. John Romero escutáva Judas Priest e Black Sabbath. Os primeiros níveis da versão de “Shareware” foram feitos por ele. Com um time de 8 pessoas, a ID SOFTWARE tinha o formidável desafio de dar a Luz a algo novo... Enquanto os testes se seguiam, Romero certa vez passando por uma fase perguntou a Carmack se tería a possibilidade de dois jogadores “andarem” no mesmo mapa ao mesmo tempo... Carmack disse que embora isso fosse dar trabalho extra, que podería ser feito. Eles chamaram isso de “Coop play”. Dois jogadores cumprindo missões juntos mas cada um em seu computdaor interligados por um Cabo Serial (o nome dessa pratica se chamava Direct Connect ou Back-to-Back). Nesse dia também nasceu a variação de maior sucesso da história. Algo que tornou Counter Strike tão famoso... que alavancou o sucesso de Half-life e Unreal... nascia... Deathmatch ! A ID SOFTWARE criava os jogos que os quais "eles" queriam jogar mas não se tinham disponíveis. Eles simplesmente faziam algo do gosto deles e pra sua sorte... Isso lhe rendia muito dinheiro. (A ID software atingiu seu primeiro milhão 4 anos após sua criação. Seu prineiro milhão... veio com o lançamento de DOOM).

Um passatempo da ID SOFTWARE era jogarem RPG. Carmack era o "Mestre do Jogo" enquanto os jogadores eram os PC´s (Personal Characters). A aventura que já duráva quase 1 ano era a busca por uma espada mágica... Com poderes inigualáveis... Seu nome era Daikatana. (Daikatana sería o nome do único jogo a ser lançado por John Romero ao fazer carreira solo após ser expulso da ID SOFTWARE no meio do desenvolvimento de Quake). Viria a ser um fracasso de vendas e terminou o contrato que John assinára com a EIDOS, 1 ano antes do lançamento de seu game).

“Isso é muito fod@!” “ É a coisa mais maneira da face da terra!” Romero pulava de adrenalina enquanto testava Deathmatch com outros membros da ID SOFTWARE. “Toma isso seu desgraçado!” “Engole chumbo !!!” O sucesso de Deathmatch foi tanto dentre a própria ID SOFTWARE que foram criados níveis específicso para essa prática. Muitas das texturas macabras de DOOM foram criadas por um cara chamado Adrian Carmack. Adrian sempre gostou de coisas bizarras e antes de se juntar a ID SOFTWARE ele trabalhava como repórter de um jornal local no pronto-socorro de um hospital. Tirava fotos de cadáveres e coisas bizarras por alguns dólares extras. (Adrian sería expulso da ID SOFTWARE logo após o lançamento de DOOM3, quase 13 anos depois do lançamento do original por causa da possibilidade da Activision comprar a ID SOFTWARE e se ter um a menos para dividir a fortuna. Atualmente a ID software só tem 3 “donos” da formação original que eram 5).

O som de DOOM foi criado pela própria ID SOFTWARE antes de chamarem o Nine Inch Nails para trabalharem para eles. (Nine Inch Nails faria mais tarde toda a ambientação do futuro e mais cobiçado jogo da década.. Quake. E depois novamente em DOOM3). Para a época DOOM veio com todo seu sangue, ocultismo, imagens satânicas e o que mais de macabra se puder imaginar... Despertou a curiosidade de toda uma geração! Pessoas que achavam que Jogos de Computador eram para “nerds” e retardados sem ocupação ; e que jogos eram só no SNES, viram que estavam errados. Advogados jogavam DOOM, Médicos jogavam DOOM... Logo todo o mundo conheceu a principal peça de engenharia que tornou possível todos os jogos 3D existentes hoje.

E assim, DOOM foi lançado. Achei curioso incluir isso porque nem todos tenham talvez acesso ao livro (e que não existe tradução para o português). Sempre que possível descreverei os dados do livro fundido com o contexto dos Games da ID SOFTWARE.

3 comentários:

Fcobento disse...

As vezes é difícil pensar que tudo teve um começo né? Quando vemos um filme, nem nos lembramos de Lumiere e de seu cinematografo. Injusto isso...

Anônimo disse...

Opá tudo bom?
Olha cara muito bom mesmo, sempre fui fã de doom e quake os melhores jogos que eu já joguei na minha vida

Unknown disse...

Pessoal, obrigado pelas palavras e por apreciar o que estou fazendo. A minha real motivação sendo muito sincero é que EU sempre quis achar algo assim, que pudesse me lembrar dos tempos que eu jogava, mas eu nunca encontrei. Resolvi então fazer meu próprio conteúdo. Espero que no final... vocês gostem.

Abraços !