quinta-feira, 21 de junho de 2007

e aquele Domingo continua...



O jogo era DOOM. Na tela de abertura mostrava o nome de uma empresa: ID SOFTWARE. Esses dois nomes (DOOM e ID) mudariam nosso mundo para sempre. Logo no início do jogo tinha uma tela de demonstração com o Menu de opções. Tudo animado e com muito Som. Som esse que era automático quando o jogo era iniciado utilizando a tal Placa de som Sound Blaster 16 (Lembram? IRQ=05 DMA=01 CHANNEL=220H). Uma placa de vídeo potente também se fazia necessária. Muitas placas de vídeo VESA (Lembram delas? VESA LOCAL BUS) não conseguiam rodar DOOM. Por sorte a minha era uma Trident SVGA então não houveram problemas. O jogo era diferente de tudo que já se tinha visto na Época! DOOM veio a ser um sucesso espantoso nos anos 90. Ele rapidamente tomou o mundo. Como isso aconteceu? Um outro fenômeno dos anos 90: Shareware. (Lembram? O shareware consistia em você distribuir livremente um Software completo mas com somente uma parte dele disponível para uso imediato. Caso o Software te agradasse, você podería contactar o fabricante para comprá-lo e destravar os outros módulos do Software).

Com isso DOOM alcançou as massas. Canais de BBS surgiram exclusivamente para distribuição do DOOM. Isso exigia muita paciência visto que DOOM (para a época) continha muito dados para serem transmitidos. Eram quase 50 MB. (17 MB comprimidos pelo Software compactador que vinha quando você “extraía” o jogo se baixasse diretamente do Site da ID SOFTWARE na Internet. Sim, a Internet já existia nessa época mas somente nos EUA ela era difundida até as massas. A estrutura telefônica da AT&T (até então total monopólio da indústria de Telecom americana) era muito bôa e as conexão raramente caíam. Ficávam dias funcionando a pleno vapor a modens que lá já alcançavam 56K. A Internet mesmo só viria a explodir no Brasil com o lançamento do Microsoft Windows 95 e sua Rede dial-Up (Lembra dela? Falaremos extensamente sobre tudo isso mais a frente!)


DOOM se ambientáva no mundo de Marte. Algo havia acontecido e monstros juntamente com seres do Inferno invadiram as instalações militares. Aí você chega “do nada” e tem que sobreviver a todo aquele caos. A qualidade gráfica e colorida de DOOM eram as estrelas do show. Tudo muito colorido e meticulosamente criado... O “design” das fases (também chamadas de Mapas) eram muito bem detalhados. 180 graus de visão horizontal permitiam os detalhes de corredores, salas, calabouços e outras instalações. Botões, alavancas e chaves eram uns dos diversos ítens utilizado para avançar de fase. Os sons eram também muito bem criados. A Música já era algo diferente. Era apenas a mesma trilha sonora que começava no início da Fase, só que em “loop”. Ela se repetia sempre.

DOOM também utilizava algo que hoje é considerado “coisa do passado”. (Como estamos ficando velhos não?) Era o chamado DWANGO. (Lembram do DWANGO? Era um Software criado por um fã do DOOM e adicionado pela ID SOFTWARE ao produto final. Ele permitia um MODEM de 1200bps “discar” para outro diretamente e fechava uma conexão para se jogar “em Rede”. Nada de TCP/IP ! (se eu falar em IPX/SPX então... quem tá lendo vai ter um treco). Era puro protocolo de Packet Switching! Mas não acaba aí! Lembram que pra se fazer isso a gente “strapiava” Modem? Ehh ! Esqueceu né, garoto? Eram aqueles "dentinhos" brancos que ficavam atrás do MODEM e que conforme você pressionáva ele, mudava de COM1 para COM2, COM3 e assim por diante. Conexão de “Cabo Serial” direto também era possível! Meu Deus, como o tempo passa).

Não é possível falar sobre DOOM sem comentar sobre a ID SOFTWARE também. Por isso vou encerrar esse “Post” neste parágrafo e continuar o próximo falando exclusivamente sobre a ID SOFTWARE fazendo referências cruzadas com o DOOM. Será necessário fazer isso para entendermos como tudo naquela época mudou e como dois jogos muito famosos colidiram no mundos dos Games: Quake a Daikatana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Eu comecei jogando Doom no SNES! As músicas são mais rtabalhados nele. As do PC estão em MID ^^"
Minha mãe não gostava de que eu ficasse jogando Doom, principalmente depois dos casos de jovens que saímam matando os outros... ai ai, minha mãe =D
O último Doom que eu zerei foi a expansão do Doom 3: Ressuretion of Evel (acho que é assim)

^^"

Anônimo disse...

muito boa essa materia meio que voltando no tempo... mas sempre é bom relembrar os jogos de antigamente!!!

Unknown disse...

Pessoal, obrigado pelas palavras e por apreciar o que estou fazendo. A minha real motivação sendo muito sincero é que EU sempre quis achar algo assim, que pudesse me lembrar dos tempos que eu jogava, mas eu nunca encontrei. Resolvi então fazer meu próprio conteúdo. Espero que no final... vocês gostem.

Abraços !

Anônimo disse...

hauhauah Que nostalgia, cara!

Mas realmente, a ID criou o FPS do modo que o conhecemos até hoje... ela realmente merece os créditos!

Muito boa matéria, continue assim!